FICHAMENTO
ALMEIDA,
Maria E. B. de. Gestão de tecnologias na
escola. Tecnologia e Educação:Novos
Tempos Outros Rumos. Brasília, MEC, SEED, 2002. Disponível
em: http://www.eadconsultoria.com.br/matapoio/biblioteca/. Acesso em março 2013.
Resumo:
A
autora defende o uso das tecnologias na escola, principalmente pelo poder das
TICs de promover integração entre gestores, professores e alunos. Cita algumas
dificuldades (condições físicas, formação adequada dos docentes, etc.) que
ainda estão sendo superadas para que o uso pedagógico das tecnologias seja
inserido em todo o contexto escolar, proporcionando uma formação mais completa
e humanamente desenvolvida.
Ressalta
que papel do gestor não se restringirá ao de prover condições para o uso efetivo
das TIC na escola, mas também de gerir pedagogicamente e administrativamente
todo o sistema tecnológico e informacional, o que permitirá uma visão do todo
da escola, afinal o uso de tecnologias disponibilizam para os gestores
informações que lhes permitem identificar problemas, buscar novas alternativas
e soluções, acompanhar em nível macro as ações desenvolvidas nos âmbitos administrativo
e pedagógico e etc.
Finaliza
relatando uma experiência de formação de gestores de escolas públicas para a
incorporação das TIC na escola, realizada pela parceria entre o ProInfo e as universidades e secretarias
estaduais de educação.
Citações principais do texto:
“Há que se empregar nas ações de hoje todos os
recursos disponíveis, inclusive as TIC, tendo em vista a criação de comunidades
colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias redes de conhecimentos,
cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e mais humanitária. O
fator primordial para a criação de comunidades e culturas colaborativas de
aprendizagem, intercâmbio e colaboração é a qualidade da interação, quer
presencial ou a distância, cuja criação poderá viabilizar-se a partir da
formação continuada e em serviço do educador.” (p.02)
“Assim,
as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre
os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras
organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências, que
dê subsídios para a tomada de decisões; a realização de atividades
colaborativas, cujas produções permitam enfrentar os problemas da realidade; o
desenvolvimento de projetos inovadores relacionados com a gestão administrativa
e pedagógica; a representação do conhecimento em construção pelos alunos e
respectiva aprendizagem.” (p.03).
“A
incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas
situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como
sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o sucesso desta incorporação
está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo
apoio e compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se
limitam ao âmbito estritamente pedagógico da sala de aula.” (p.04)
“O
uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a
sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da
comunidade interna e externa à escola por meio de ambientes virtuais; definir
metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com critérios democráticos e
participativos; trocar informações e experiências com a comunidade,
identificando talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução
conjunta de problemáticas tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar
decisões compartilhadas.” (p.07).
“Anuncia-se
um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de
processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade de
formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais
para encontrar, no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais condizente e
promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se
encontra inserida.” (p.10).
Comentários:
O uso das TIC na escola juntamente com o
acesso a internet permitem uma enorme evolução no processo educativo. A criação
de espaços para trocas entre gestores, professores e alunos mantém o corpo
escolar atualizado e em constante diálogo, em busca das melhores soluções para
o enfrentamento de problemas diários, além disso, permite romper com os muros
da escola tornando-a mais democrática e flexível.
Uma
maior participação social e também o estreitamento entre a relação
escola-família é fundamental para uma formação mais completa e humanizada dos
nossos alunos.
Como
professora de um CEF de Ceilândia, compreendo a importância do enquadramento da
escola à realidade da região, que ela esteja apta a atender as necessidades
locais, garantindo uma formação de qualidade para os alunos, tornando-os ativos
no próprio processo e aptos a inserção social seja no ensino superior ou
mercado de trabalho.
O
uso das TIC na escola podem permitir aos nossos alunos contato, utilização e
domínio sobre tais conhecimentos (tecnológicos) tão presentes no nosso dia a
dia. Mas para que estas tecnologias sejam implantadas na escola é preciso
garantir que haja espaço, condições físicas e materiais, formação adequada para
os docentes desenvolverem projetos e além de tudo gestores que conheçam e
invistam em ambientes informatizados.
Cabe
a nós, portanto, futuros gestores o papel de criar oportunidades de formar
redes colaborativas de aprendizagem, assim como temos feito por meio do blog e
fóruns e é claro utilizando-nos de muitas outras formas, visando um futuro
melhor para nossa escola e também melhor formação para os alunos dentro do
contexto no qual estão inseridos.
Questionamentos:
Qual
a melhor forma de utilizar as TIC no processo pedagógico, visando uma formação
mais ampla e qualificada para o aluno de forma a inseri-lo socialmente no
mercado de trabalho ou universidade, levando-se em conta a atual realidade da
maioria das escolas? Obs: Refiro-me à falta de condições físicas, materiais e
de profissionais que possam atender ao enorme quantitativo de alunos que temos
atualmente.
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